quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Saiba como Reagir a Críticas no Trabalho

Independente de quem você seja ou do posto que ocupa, críticas e julgamentos a seu respeito ou sobre sua conduta farão parte da sua rotina.

É preciso, portanto, aprender a avaliar suas reações e adotar um comportamento civilizado para lidar com esse tipo de evento. Com base na observação de como as pessoas reagem a críticas, pautei algumas sugestões para que você possa adequar sua conduta a fim de alcançar objetivos.

São cinco recomendações para lidar com julgamentos no universo corporativo sem perder a autoestima e o autocontrole:

1. Não seja reativo

A despeito de, atualmente, nos munirmos de argumentos defensivos para nos precaver de críticas e retaliações inesperadas por parte das pessoas com as quais interagimos, retrucar de imediato sem refletir sobre o que lhe foi dito não ajudará em nada. Pelo contrário.

Reações impulsivas nos mantêm reféns de relações hostis, nos distanciando da proposta de aceitação das diferenças e da harmonia no convívio em grupo. Refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que possam parecer, nos ajuda a exercitar o autoconhecimento e melhorar nossas relações interpessoais.

2. Faça considerações

Cultive o hábito de refletir sobre os comentários alheios e elabore um argumento coerente antes de responder de forma impulsiva. Essa postura o ajudará a ser empático no trato com as pessoas, fortalecendo, também, sua autoestima.

Lembre-se de que, no calor dos ânimos e sob pressão, as pessoas são levadas a agir sob impulso, e nem sempre têm noção do que estão dizendo ou das razões que as levaram a fazer uma crítica. Seja condescendente com elas.

3. Invista no autoconhecimento

É muito difícil aceitar um comentário ruim ou digerir uma crítica alheia. Mas, temos, sempre, a oportunidade de reavaliar nossas atitudes e perceber quando - e de que forma - afetamos as pessoas com estilos e percepções diferentes. Alguns eventos podem nos oferecer grandes aprendizados se estivermos atentos ao modo como afetamos as pessoas a nossa volta.

De cada crítica ou julgamento retire um aprendizado. Independente de ter ou não fundamento, tudo que é dito sobre nós deve servir como instrumento de aferição para que possamos programar melhorias em relação a nossas condutas. Posicione-se com clareza para esclarecer as questões levantadas e, se oportuno, agradeça a pessoa por permitir que você reavalie sua atitude. Aliás, agradecer é sempre um gesto muito nobre.

4. Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade

Quando os comentários ou críticas não procederem, elabore um discurso racional e dê retorno de forma assertiva e gentil à pessoa envolvida. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade junto ao grupo e o tornará mais preparado para agir em situações similares.

Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas são pertinentes, aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias. Muito de nossa evolução diz respeito à autoavaliação movida por comentários de terceiros. Aceitar uma crítica pode nos proporcionar várias conquistas e nos levar ao aperfeiçoamento pessoal e profissional.

5. Quando contra-argumentar não for possível, registre o aprendizado

Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que todas as situações do nosso dia a dia nos oferecem oportunidades de aprendizado.

Caso você não tenha chance de agir em defesa própria diante de uma crítica, registre a mensagem do episódio e assimile conhecimento. Nesses momentos temos a oportunidade de exercitar a humildade e evoluir por meio do aprendizado com o outro.

Autora : Waleska Farias - Coach e Consultora de Gestão de Carreira. www.empregos.com.br