quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Chefe Saiu da Empresa... E Agora ?

Especialistas mostram 4 passos para superar o desconforto quando um superior querido procura outros rumos profissionais.

Se você também sentiu tristeza ao presenciar a saída de Steve Jobs da Apple, imagine aquele funcionário que trabalhava com ele? As identificações profissionais em um ambiente de trabalho são comuns e acabam interferindo no nosso emocional.

A saída, a morte ou a demissão de um chefe são momentos marcantes e interferem diretamente na vida do profissional. Segundo especialistas, é normal que as pessoas percam a referência e se sintam "abandonadas".

Acompanhe quatro passos para melhor lidar com esse tipo de situação:

1 - Ritual de Desligamento

Segundo Ana Cristina Limongi-França, professora da FEA-USP do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, é importante fazer alguma coisa para que não fique uma sensação súbita de vazio.

Caso o chefe não tenha enviado um e-mail coletivo de despedida, ela afirma que é válido enviar um e-mail ou fazer contato por telefone para se despedir. "O profissional também tem que se permitir sentir essa tristeza que não pode ser interpretado como sinal de fraqueza", explica ela.

Entretanto, Ana Cristina alerta que tudo deve ser feito de maneira que não prejudique o vínculo com o novo chefe. Ela diz que tentar encontrar o antigo chefe fora do trabalho também pode ser uma saída. Se ele é realmente importante para o profissional, ele pode pedir para que ele se torne o mentoring dele.

2 - Bola para Frente

O segundo passo, de acordo com a coordenadora do Ibmec Carreira de Minas Gerais, Jaqueline Silveira Mascarenhas, é parar de falar sobre o assunto para não alimentar a situação. Para evitar o saudosismo e a comparação entre o antigo chefe e o novo, "é melhor falar em casa do que no café do trabalho. Quem se prejudica com esse resgate constante é quem está falando".

A coordenadora explica que há diferentes maneiras de identificar a resistência, "quando um gestor chega, o profissional só fala das coisas boas do antigo chefe, santificando-o. Se o antigo chefe foi demitido, é como se a empresa tivesse tirado dele aquela figura querida. Ele era bravo, mas era justo, era linha dura, mas era um pai com a gente, são frases comuns que as pessoas recorrem".

Por isso, Jaqueline alerta que com esse processo de resistência o profissional corre o risco de não atender mais à organização. Se ele então fica "paralisado" e é demitido ele falará: "Está vendo? Depois que ele saiu, fui demitido". A recomendação é não insistir e focar no trabalho.

3 - Foco

A etapa seguinte é canalizar o "medo" inicial da mudança e transformá-lo em oportunidades. Ana Cristina ressalta que esse é o momento ideal para resgatar ideias embrionárias que não tinham apoio anteriormente. É a hora de mostrar um projeto ou mudar de área, por exemplo.

Jaqueline diz que mudança é a grande palavra nessa questão, o profissional tem que saber que uma organização funciona com o objetivo de ter resultados, e tem que se habituar à nova situação.

Outra recomendação é ficar atento nas novas diretrizes da organização. As especialistas explicam que às vezes não é só mudança de processo, mas de valores também. "O profissional tem que avaliar a nova situação e mudar postura, caso tinha horário flexível pode ser que com o novo chefe não seja assim. É preciso focar e dar continuidade no trabalho", afirma Jaqueline.

4 - Ajuda

As especialistas afirmam que a situação é difícil, mas, com o tempo, o correto é que a "sensação de abandono" fique para trás. Ana Cristina diz que quando a pessoa não consegue fazer isso sozinha, ela não deve hesitar e procurar uma ajuda especializada.

Fonte: Você S.A. 21.09.2011