sexta-feira, 22 de julho de 2011

Por que eu não sou chamado para a entrevista ?

Diariamente eu leio mais de 500 e-mails e em muitos deles vem a questão: mas eu tenho uma excelente formação, pós-graduação no exterior, atualizado em idiomas e muitos anos de experiência... já se passaram meses e até agora não fui chamado nem para a entrevista... será que é a idade?... será isso?... será aquilo?...

Bem, como diria Jack, vamos por partes:

Banco de Currículos – A facilidade de se enviar currículos, seja por e-mail ou por correio, faz com que as empresas cheguem a receber centenas ou até milhares de currículos todos os dias, é bastante óbvio, não existem tantas vagas... a quantidade de currículos é muito mais imensa.

Oferta x Demanda – Existem profissões ou funções, principalmente as que não exigem tanta qualificação, onde para cada vaga existente a quantidade de currículos recebidos é imensa, e também o inverso, vagas onde a quantidade de currículos é mínima.

Falta de Feedback – É um problema causado pela maioria das empresas, não dão retorno aos candidatos, evitando com isso que eles saibam onde possam estar os pontos fracos em seus currículos.

Perfil Inadequado – Muitas vezes, na ansiedade de se colocar o mais rápido possível, o candidato acaba enviando o currículo mesmo que falte alguma coisa no perfil solicitado pela vaga, ocorre que isso acaba provocando mais ansiedade ainda.

Vagas Preenchidas por Indicações – Hoje em dia, inclusive com o advento das Redes Sociais, uma parte considerável das vagas existentes nas empresas são preenchidas através de indicações, isso mesmo a empresa já tendo anunciado a vaga, isso significa mais centenas de currículos arquivados.

Controle da Ansiedade – Então... não adianta ficar tirando conclusões precipitadas sobre sua idade, suas experiências, salários, etc... a quantidade de currículos é imensa e a quantidade de vagas não acompanha na mesma proporção.

Concursos Públicos – Não deixa de ser uma opção interessante, porém mesmo assim a concorrência é bastante grande, precisa estar muito bem preparado.

João Carlos Cruz - Headhunter, Economista e Administrador de Empresas, com especialização em Finanças e Planejamento Estratégico pela Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Boston - Mass - U.S.A.