terça-feira, 12 de abril de 2011

Sete Atitudes de um Líder Completo

Liderança e motivação são atitudes imprescindíveis para o sucesso das empresas. Aqui estão, das muitas, sete ferramentas indispensáveis para um líder completo e motivador:

1. Disciplina
– Invista parte do seu tempo para ajudar no desenvolvimento de seus funcionários. Determine 30 minutos diários para você ouvir e analisar a função deles.

2. Incentivo
– Incentive a troca de experiências positivas entre os integrantes de sua equipe. Reconheça os bons resultados de cada membro da equipe, com ações motivacionais, como: "Parabéns", foto de destaque, carta de reconhecimento do grupo, etc.

3. Superação
– Traga informações, análises, relatórios e reportagens que ajudem a equipe a enfrentar a concorrência e a superar os obstáculos e objeções colocadas pelos clientes. Crie um concurso com o nome "É Hora de Superação", incentivando seus funcionários a contar como superou um obstáculo colocado pelo cliente.

4. Acompanhamento
– Faça reuniões com sua equipe. Elas devem ser planejadas com a participação de todos, descontraídas, com casos de sucessos e motivadoras com muitos combustíveis motivacionais (aplausos, assovios, etc.).

5. Avaliação
– Avalie e encontre os pontos fortes para elogios e os fracos para aperfeiçoá-los com cursos e treinamentos. Busque empresas especializadas nestas áreas para ajudar.

6. Criatividade
– Crie ações que reforcem o conhecimento do produto ou serviço, enfatizando o que o cliente ganha ou deixa de perder em adquirir seus serviços e/ou produtos. Invente concursos entre os membros da equipe, como: "O que o cliente ganha com nosso produto?", para troca de conhecimentos entre os membros da equipe.

7. Visão
– Utilize seu talento para detectar novos talentos que possam se tornar no futuro os campeões de sua equipe. Um atalho é fazer contatos com turmas de faculdade na área de administração, marketing, RH e outros voltados para esse ramo.

Autor : Prof. Alessandro Balbino é Presidente da Business, Graduado em Gestão, especialista em Varejo, Consultor Empresarial e autor de alguns cursos profissionalizantes.