segunda-feira, 14 de março de 2011

Veja as Áreas mais Aquecidas em 2011

As áreas mais quentes estão relacionadas à infraestrutura, engenharia, finanças, petróleo e gás. E, na avaliação de Ricardo Guedes, diretor da Michael Page, haverá necessidade de profissionais de todos os níveis. "As oportunidades são para desde geólogos até operadores de máquinas. Há espaço em todas as posições da cadeia", afirma.

Se você pensa em arrumar um emprego – ou mudar de área – deve ficar atento a esses setores aquecidos e buscar especialização. "O mercado tem ofertas de cursos de formação técnica, que propiciam o ingresso à área, e cursos de capacitação, que atendem desde soldadores até profissionais que trabalham embarcados em plataformas", diz Guedes.

Veja as áreas que estarão em alta durante este ano, apontadas por William Monteah, da Robert Half, e os diretores da Michael Page, Ricardo Guedes e Daniel Cunha.

ENGENHARIA : Em função dos investimentos voltados à infraestrutura, motivados por grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Engenheiro com especialização em petróleo, engenheiro civil, arquiteto. Profissionais que vão trabalhar na reconstrução de portos, ampliação de rodovias, metrô, construção de estádios e ginásios.

PETRÓLEO E GÁS : Com as descobertas do pré-sal, a área passou a receber mais investimento. A crise na Líbia também contribuiu para o aquecimento. Será uma das áreas com o maior número de posições e profissionais requisitados em 2011. De geólogos a operadores de máquinas. Tem espaço para profissionais de todos os níveis e funções.

DIREITO : A movimentação por fusões e aquisições, IPOs e/ou mudanças na estrutura societária criam volume para essa área. A figura do especialista em direito societário está totalmente ligada ao momento vivido pelo país. Advogados especializados em direito societário.

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E AUTOPEÇAS : A entrada de novas montadoras e indústrias pesadas movimenta a indústria automotiva. Por consequência, toda a cadeia de autopeças também fica aquecida. A área pede um perfil de pessoas com mobilidade - muitos entram e acabam alçando posições fora do Brasil - geralmente são profissionais com visão de negócios diferenciada, boa formação. Há chances para todos os níveis hierárquicos.

FINANÇAS : Grande demanda vinda de empresas em abertura de capital. Elas precisam se estruturar e ter uma governança corporativa - que é se adaptar a padrões internacionais de contabilidade e com transparência nos processos. Demanda aquecida para contadores com conhecimentos em padrões internacionais de contabilidade, profissionais com domínio da área de impostos e especialistas em RI (relações com investidores).

TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO : A área se mantém aquecida devido à entrada de diversas companhias no país e muita empresa abrindo novos escritórios, operações em outros Estados. A área busca técnicos, com domínio de línguas (porque muitos sistemas são em inglês). Além disso, há muita demanda por profissionais de Telecom, implantação de sistemas, infraestrutura. Especialistas em montar a rede da empresa, internet, servidores, telefonia.

Fonte : Viviane Macedo - UOL Empregos.
www.uol.com.br