terça-feira, 19 de outubro de 2010

Headhunter x Outplacement x Coaching

Atualmente estes termos da área de Recursos Humanos são largamente utilizados, todavia, parece que existe uma certa confusão sobre os seus significados.

Ocorre que muitas empresas que prestavam serviços de Headhunting, passaram a trabalhar também com o Outplacement e aí a coisa acabou se complicando um pouco no seu entendimento. Mas vamos tentar explicar um pouco as diferenças entre todas :

Headhunter ou caça-talentos é um serviço prestado por uma empresa ou por um profissional autônomo para a identificação e seleção de profissionais para cargos de alta gestão. Headhunters e as empresas, que também são chamadas de Executive Search, normalmente são pagos pela empresa-cliente que os contratou para encontrarem o executivo desejado.

Outplacement é um procedimento meio que inverso, quando a empresa quer demitir um executivo e quer ajudá-lo, contrata um Outplacement para efetuar o processo de planejamento de carreira, orientação quanto ao mercado e prospecção de oportunidades de trabalho, normalmente composto de reorientação de carreira, preparação para entrevistas, planos de ação, etc... onde o objetivo final é a recolocação do profissional no mercado.

Coaching é um profissional treinado para levar o seu cliente a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento da sua carreira. Pode ser realizado para apenas uma pessoa ou pode ser feito para um grupo de pessoas envolvidas com o mesmo objetivo. O Coach é de fato um técnico ou um treinador para a sua carreira.

João Carlos Cruz - Headhunter, Economista e Administrador de Empresas, com especialização em Finanças e Planejamento Estratégico pela Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Boston - Mass - U.S.A.