sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Motivar e Delegar : Credenciais para o Sucesso

Na visão dos próprios executivos, o perfil do profissional competente para estar à frente das grandes companhias é semelhante em todo o mundo, conforme a pesquisa da University of Michigan. O professor Neil Sendelbach relata que, no estudo, os ocupantes de cargos importantes de decisão demonstraram acreditar que, para assumir tal posto é preciso, primeiramente, ter motivação.

Esse protótipo do executivo bem sucedido é um profissional que sabe assumir riscos inteligentes e buscar responsabilidade. Também tem boa comunicação e, consequentemente sabe motivar aqueles que estão ao seu redor.

O executivo de sucesso também tem o dom de saber atribuir responsabilidades e de as delegar. Mas também está apto a colaborar com a equipe. "Ele deve ter respeito pela diversidade".

O objetivo da pesquisa, detalha o seu autor, não é criar soluções mágicas para os problemas, mas ajudar as companhias a perceberem quais são as questões que atormentam seus profissionais e se realmente tais organizações querem que eles se preocupem com tais circunstâncias.

Veja os 10 problemas que mais preocupam os executivos :

- Atrair, desenvolver e manter pessoal bom.

- Formular e planejar estrategicamente.

- Manter um clima de alto desempenho.

- Melhorar a satisfação do cliente.

- Administrar tempo e stress.

- Permanecer à frente da concorrência.

- Alinhar visão, estratégia e comportamento.

- Manter equilíbrio entre trabalho e vida.

- Melhorar processos internos.

- Estimular inovações na organização.

Fonte : Universidade de Michigan - U.S.A.