terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dicas de Liderança para o Ano Novo

Segue a lista de liderança de Starbucker para o Ano Novo :

1. Não mergulhar de cabeça - Antes de saltar para o Ano Novo a toda velocidade, não se esqueça de parar e refletir sobre as experiências do ano que acabou – saborear as vitórias, e aprender com as contrariedades. Fale sobre isso com sua equipe.

2. Estudos - Certifique-se de ter tempo para estudar os detalhes de seu negócio ou projeto para o próximo ano. Você não tem de memorizar todas as palavras e números, mas estudar e estar conectado com seus planos é uma grande vantagem para absorver e conceituar o alcance do que você está tentando realizar. Você vai se sentir à frente do jogo de imediato – e isso é um bom lugar para estar.

3. Seja sutil - Cada aspecto da liderança, se for exagerado, pode vir a ser uma negativa. Portanto existem algumas coisas que precisamos ter cuidado. O melhor exemplo disso é a forma com que muitos líderes agem como "rolos compressores" com seus liderados. Essa postura pode acabar com a sua "boa reputação" e acabar fazendo com que as pessoas tenham uma má impressão de você. Portanto lembre-se, seja sutil.

4. Colocar o time em campo - Faça um balanço de sua equipe, seus pontos fortes e fracos, e faça algumas perguntas difíceis: Todos estão comprometidos com os novos planos para o novo ano? Você tem alguma questão não resolvida do ano passado? Você precisa reorganizar a sua rotina antes das coisas ficarem difíceis demais? Responder a essas perguntas, tomar as medidas corretivas se necessário é dar a sua equipe uma melhor chance de sucesso no ano que se inicia.

5. Mantenha-se segurando a barra - Embora possa não ser realista manter a fixação de metas mais elevadas em todas as métricas que você tem, pelo menos, tente elevar os níveis de um ou dois a mais que no ano anterior. "Na minha experiência, não há nada melhor, e mais motivador, para uma equipe do que bater a meta de um ano recorde no ano seguinte".

6. Sintetizar gols - Agora que você já estudou o seu plano para o novo ano é necessário reduzi-lo em peças para que possa ser comunicado de forma eficaz para toda a organização. O ideal é dividir em 4 ou 5 partes, afixá-los em toda parte, e ter certeza de que todos sabem para onde remar. Aproveite o poder da consciência coletiva!

7. Calibrar o medidor de responsabilidade - É sempre uma boa ideia certificar-se que seu medidor de "responsabilidade" está calibrado de forma adequada. Ou seja precisamos ter certeza que sua equipe sabe quais são as suas expectativas para o ano, e uma vez que todos compartilhem dela, você deve estar preparado para conduzir à novas estratégias com a devida responsabilidade contra as falsas expectativas.

8. Limpe os ouvidos - Este é um conselho realmente simples – preparar seus ouvidos para ouvir. Sente-se em sua mesa, feche a porta e desligue o computador. Sinta e escute para saber tudo que está acontecendo ao seu redor. Faça uma anotação mental para recriar esse ambiente de escuta toda vez que você estiver na presença de seus companheiros de equipe.

9. Dar feedback e follow up - Embora seja tentador mergulhar em todos os detalhes, não se esqueça de dar a seus companheiros de time tanto feedback quanto possível, especialmente no início do ano. É muito mais difícil fazer follow up se o navio se afastou de maneira desgovernada fora de seu curso.

10. Pratique paciência, tolerância e comprometimento - Pode ser o item mais importante de todos eles, e mais difícil de fazer. É muito fácil ficar impaciente, irritado e intolerante. Tenha auto conhecimento! Você não tem que ser um mestre zen, mas é importante manter-se centrado, calmo, de mente aberta, receptiva e compreensivo. Principalmente quando as coisas não estão indo do seu jeito.


Autor : Terry Starbucker