terça-feira, 2 de junho de 2009

Não Cometa Erros na Carreira

Quais são os principais erros cometidos por um profissional que podem "naufragar" a sua carreira, por mais que ele esteja preparado e seja competente? E o que fazer para evitar esses deslizes?


De acordo com o presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg B. de Macedo, o primeiro grande erro do profissional pode estar na sua apresentação pessoal e em uma postura inadequada. "O profissional que não valoriza o seu cargo, sendo displicente com suas roupas, chamando a atenção do seu chefe nas horas inoportunas e fazendo brincadeiras ofensivas, certamente estará naufragando sua carreira".

Ambição e arrogância : Outro erro apontado por Gutemberg é a ambição exagerada. "São aqueles profissionais que, desde que tenham sucesso, não se importam quais foram os meios para isso, como a manipulação de informações".

Apatia e incoerência : Um fator que também pode arruinar uma carreira rapidamente é a apatia, o que acontece com aqueles profissionais que perderam a motivação com seu trabalho e não procuram desafios. Há ainda aquelas pessoas que são incoerentes. "Dizem uma coisa, mas fazem outra, ou seja, a palavra não corresponde à ação e é diante desse cenário que acontecem as crises de liderança".

Outros inimigos : A afobação no ambiente de trabalho pode ser bastante prejudicial, que é característica daqueles profissionais que agem pela emoção e não pela razão, perdendo o controle.

Gutemberg destaca também que os atalhos no desenvolvimento da carreira podem atrapalhar. "Aqueles que querem cortar caminho se prejudicam depois. Exemplo: sabem que precisam ter um inglês fluente, mas por trabalhar em uma empresa nacional, na qual não há essa cobrança, deixam para aprender depois. Entretanto, com o passar do tempo, perdem o emprego e não conseguem se recolocar no mercado de trabalho por não ter o inglês fluente".

Por último, o consultor alerta que os profissionais avarentos, executivos que trabalham apenas pelo dinheiro e não para fazer um bem para a empresa ou para a sociedade, tem uma carreira mais curta. "As pessoas que cometem esses erros podem até ter um sucesso rápido, mas a queda é mais ágil ainda".

Autora : Luana Cristina de Lima Magalhães - Portal InfoMoney.