segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Papel do Gestor do Século XXI

O mundo atravessa profundas mudanças sociais, culturais, políticas, filosóficas e institucionais. A transformação de uma sociedade industrial para uma sociedade de serviço é comprovada a cada dia.

Novos recursos tecnológicos estão surgindo e o volume de informações disponibilizadas em tempo real, em todo mundo, é surpreendente. Surgem novas descobertas científicas e novas tecnologias, enquanto outras vão sendo superadas. É um momento de grandes revoluções na comunicação.

Em contra partida, a educação não acompanhou a mudança que se deu em todo o contexto social. A abordagem tradicional, por exemplo, que traz em seu bojo a compartimentalização e a fragmentação do conhecimento, pode comprometer o desenvolvimento de uma visão sistêmica necessária ao empreendedorismo. Ainda, ela pode desencadear algumas limitações como a falta de autonomia, motivação extrínseca, meritocracia, baixa auto-estima e insegurança impedindo o desenvolvimento do profissional.

O modelo de gestão de recursos humanos, praticado por algumas empresas, está aquém da demanda necessária para dar suporte à capacitação e atualização de um grande contingente de profissionais frente à nova realidade social.

É importante destacar que só o desenvolvimento tecnológico e processual não são suficientes para que a empresa possa alcançar resultados satisfatórios no ambiente corporativo. É necessário um investimento no desenvolvimento humano porque é subjacente a ele que está a garantia de qualidade.

Portanto, o papel do gestor é o de problematizar e incentivar a atualização de sua equipe oferecendo recursos capazes de ampliar o campo de percepção dos seus colaboradores para que eles possam ganhar autonomia e tornarem-se indivíduos criativos, responsáveis e comprometidos com o seu desempenho.

Autora : Lucy Duró Matos Andrade Silva Website : www.evoluireducacional.com.br