terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como Superar uma Demissão

Avaliação da Carreira – Nesta etapa é importante o profissional avaliar sua trajetória profissional, destacar seus pontos fortes e suas principais habilidades. Também analisar seus pontos fracos e suas limitações. Deve pesquisar o mercado e descobrir as tendências futuras. Coloque todas estas informações no papel. Você agora é um produto que precisa ser vendido, e todo bom vendedor necessita conhecer o produto que está vendendo e o contexto do mercado.

Avaliação do Mercado – Nesta fase, é preciso estudar o mercado e descobrir os setores e empresas que possibilitem melhores oportunidades. Muitas vezes um processo de demissão é uma grande oportunidade de mudança profissional, redirecionamento na carreira e busca de novas oportunidades profissionais. Conheça o setor em que atua ou que pretende atuar, informe-se, seja um profissional “antenado” com as tendências e atualizado. Agindo assim terá maiores chances de impressionar numa entrevista de emprego.

Reorganize seu Orçamento Familiar – Mude seu padrão de vida rapidamente, negocie com a família um novo orçamento, corte despesas e envolva todos no processo, pois este não tem prazo para terminar. Tanto pode demorar algumas semanas ou meses, como pode durar um ano.

Monte uma Estratégia – Faça um planejamento de todas as etapas necessárias ao seu reingresso no mercado. Crie uma rotina de atividades, incluindo estudos, leitura, pesquisa de emprego na internet, em jornais, em empresas de recursos humanos, contatos com conhecidos, etc. planeje cada passo e cumpra-o à risca.

Elabore seu Currículo – Prepare um currículo de ótima qualidade, leia tudo que puder sobre elaboração de currículo, inclua nele todas as suas habilidades e experiências relevantes. Faça um documento objetivo, claro e com boa estética. Evite fazer um currículo sucinto demais ou excessivamente longo e cansativo.

Defina Objetivos Claros – Seja audacioso, pense em conquistar uma posição melhor do que a anterior e esforce-se para isto. Faça um cronograma de atividades, defina objetivos específicos e prazos para alcançar cada etapa.

Reative seu Ciclo de Relacionamentos – Segundo pesquisas, 70% das recolocações ocorrem por indicação de amigos ou pessoas com as quais nos relacionamos. Muitas vagas de emprego podem ser descobertas através de sua rede de contatos. Às vezes, através do conhecido de um amigo, um profissional fica sabendo de uma ótima oportunidade de emprego. Por isto, é uma boa hora para reconstruir sua networking. Ligue para todos os seus conhecidos e informe-os de que está buscando uma recolocação no mercado. Participe de reuniões em associações empresariais, entidades de classe, associações comerciais e outras reuniões que poderão colocá-lo em contato com possíveis oportunidades de emprego.

Preparação para Entrevistas – Quando conseguir marcar uma entrevista prepare-se da melhor maneira possível. Em primeiro lugar, procure descobrir tudo que puder sobre esta empresa, o mercado em que ela atua, as tendências futuras e seus principais concorrentes. Em segundo lugar cuide da aparência, apresentando-se de forma adequada e bem cuidada. Procure transmitir confiança, segurança e motivação. Desenvolva empatia com seu entrevistador, pois a opinião dele será fundamental para sua aceitação pela empresa.

Crie Muitas Oportunidades – Um bom jogador de futebol precisa chutar muitas bolas até fazer o gol. Também o profissional necessita criar diversas oportunidades para conquistar uma vaga. Utilize todas as opções possíveis para buscar sua recolocação, assim você poderá inclusive optar entre as diversas oportunidades que certamente vão ocorrer.

Persistência e Disciplina – Nunca desanime no meio do processo. Não é possível prever um prazo certo para sua volta ao mercado. Por isto, mantenha firme sua disciplina de atividades, e persista, pois certamente você alcançará sucesso no momento certo. Pense assim: se você perdeu o emprego, certamente existia algo de muito errado em sua situação profissional e, cedo ou tarde, iria acontecer de qualquer forma. Portanto utilize esta oportunidade como uma chance de crescimento.

Autor : Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreira e especialista em marketing e vendas. Site : www.arilima.com