quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Você Sabe Ligar o Sitocômetro ?

Os profissionais sabem o que não devem fazer no trabalho. Eles não podem usar incorretamente o telefone celular, interromper uma reunião ou se mostrar íntimo do diretor da empresa.


A dúvida é : o que se pode fazer?

A pedido do portal InfoMoney, a consultora de etiqueta Ligia Marques indicou a solução para alguns dos principais erros de etiqueta profissional cometidos nas empresas.

Alguns erros corriqueiros :

Atender o telefone em voz alta, seu ou o da empresa. Isso pode incomodar os colegas de trabalho, além de ser um inconveniente! O que fazer: tente ser o mais discreto possível.

Entrar em uma sala sem bater antes. O que fazer: somente interrompa uma reunião ou as atividades de um colega se for estritamente necessário e bata na porta, antes de entrar na sala.

Cumprimentar as pessoas com beijinhos. Num ambiente profissional, isso pega mal. O que fazer: mais uma vez, prefira a discrição.

Como manda o figurino :

Outra dica importante tem a ver com as roupas usadas no ambiente de trabalho. O melhor é manter a sobriedade, de maneira que é importante evitar tops, minissaias, sandálias de dedo e bermudas.

Segundo Ligia, um dos problemas no ambiente de trabalho é o hábito dos profissionais de usar meias brancas com terno e gravata. "A questão é que algumas pessoas fazem combinações infelizes de cores de peças de roupas", alerta.

Na mesa do restaurante :

O que faz o sucesso - ou o fracasso - de um almoço de negócios? "Saber se comportar na mesa, desligando celular, segurando corretamente nos talheres, sabendo o que pedir num cardápio", explica a consultora. "Por exemplo, a faca deve sempre estar na mão direita, mesmo para cortar os alimentos", acrescenta.

Fonte : Karin Sato - InfoMoney