segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como Proteger seu Emprego Durante a Crise

Seguem algumas dicas para ajudar você a ser um dos sobreviventes :

1. Torne-se indispensável. Isto pode ser mais fácil do que parece, tente envolver sua empresa em projetos a longo prazo. Torne-se um especialista em alguns aspectos do negócio da empresa. Se você tem conhecimentos ou habilidades que seus colegas não possuem, isto pode torná-lo mais valioso para sua empresa.

2. Torne-se um "eu posso fazer". Algumas pessoas são, por natureza, cautelosas e conservadoras, quando se trata de novas idéias. Eles irão levantar todo tipo de oposição, e resistir a qualquer mudança. Você deve ser exatamente o oposto, quando é feita uma sugestão, considere a forma como pode ser aplicado de forma mais eficaz. Quando lhe derem um problema ou tarefa importante, resolva de forma rápida e eficaz, o seu conceito subirá dentro da empresa.


3. Seja brilhante e alegre. Ninguém gosta de pessoas tristes e deprimidas. Não junte-se a eles, fique brilhante e positivo e incentive outros a fazerem o mesmo.

4. Não tenha medo de se envolver. Olhe para as oportunidades e se envolva mais, mas com uma condição, não faça isso em detrimento da sua principal tarefa. Eles dizem que um voluntário dedicado vale por dez homens, e esperemos que o seu empregador perceba isso quando lhe avaliar.

5. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos. Não vale a pena enterrar a cabeça na areia. Você precisa participar dos eventos de sua empresa. Ao ser bem informado, você melhora o seu valor pessoal.

6. Fique onde está. Não tente passar para uma nova empresa, trocando de emprego, a não ser que tenha certeza que será melhor e mais estável e que não tenha futuro em sua empresa.

7. Fique Esperto. Faça um esforço especial para ir ao escritório elegantemente vestido. Seja educado com todos, faça a diferença no modo que trata as pessoas.

Autora : Sandra Regina da Luz Inácio, PhD em Administração de Empresas, PhD em Psicologia Clínica, Psicanalista, Diretora da DS Consultoria - Consultoria especializada em Empresas Familiares e Professora da FGV.