segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Fim de Ano : Boa Hora para Planejar o Futuro

Se não quisermos obter os mesmos resultados de sempre precisaremos tomar atitudes diferentes. Mas o que fazer? Depois de traçar nossos objetivos, fixar as metas a serem alcançadas, é preciso planejar, ou seja: construir uma ponte mental de onde estamos agora até onde desejamos estar quando tivermos alcançado o objetivo. Ao planejarmos buscamos as respostas às perguntas: “quem faz o quê”, “o quê”, “por quê”, “como” e “quando fazer”.


Planejamento é um estudo realizado, antecipadamente, das atitudes e decisões de ação mínima, com o menor risco possível e com a máxima efetividade para se atingir os objetivos e as metas pré-fixadas. É decidir antes de iniciar a execução do que fazer, de que maneira será realizada cada atividade, como e a quem compete fazer cada coisa. É um processo de análise em que a tomada de decisões deve acontecer com base em objetivos, fatos e estimativas.

Um bom planejamento toma tempo, exige esforço, cria compromissos e responsabilidades, permite a avaliação dos resultados e auxilia no momento de tomar as decisões. Planejamento e controle são inseparáveis. Você planeja e depois controla para ver se o que foi traçado está sendo cumprido, e, quando necessário, corrige-se a rota. É preciso pensar nos passos que se dará em seguida, para não perder o controle do próprio destino. Portanto, é fundamental saber aonde se quer ir e qual o caminho a seguir. Sabemos que tudo que é bem planejado tem maior chance de sucesso.

Para conseguir vencer é preciso pensar em todos os cenários possíveis para evitar surpresas desagradáveis. Assim, é possível diminuir as incertezas e prever um pouco o futuro.

No mundo globalizado é preciso pesquisar o que acontece em todos os lugares e não só nas imediações. Só através de um bom planejamento não seremos pegos de surpresa e, se formos, estaremos prontos para dar uma resposta rápida.

Aproveite o momento atual e planeje suas atividades para o próximo ano. Pense o que é possível melhorar, quais novas competências você pode desenvolver e que ações precisam ser realizadas para alcançar suas metas. Lembre-se, também, de fazer um balanço do que foi planejado anteriormente e que não foi cumprido, pergunte-se porque fracassou e o que poderia ter feito de diferente. Isso, certamente servirá de exemplo para não errar novamente. Aprender com os erros é uma atitude inteligente e a melhoria contínua leva ao sucesso.

Fonte : Sonia Jordão, especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e do livro de bolso “E agora, Venceslau? Como deixar de ser um livro explosivo”.