sábado, 3 de maio de 2008

Web Analytics : Procura-se um Super-Homem

Por Ruy Carneiro


Quando o cliente entra no supermercado, a loja só registra informações sobre ele após uma compra (câmeras de segurança servem para outra coisa). Se o cliente tiver um cartão de fidelidade, será possível saber bem mais sobre ele.

Na web é um pouco diferente - mesmo que o visitante de seu site não faça nenhuma ação além de navegar, não compre nada e nem preencha um cadastro, por exemplo, você tem como saber que ele esteve lá, onde clicou e quanto tempo permaneceu.

Mas para que estas informações sejam realmente úteis para que você tome decisões de negócios, é necessário uma pessoa que conheça o negócio da empresa, o seu site e ferramentas de web analytics e tenha acesso a estas informações. Após uma análise mais profunda, este profissional poderá descobrir aquele diferencial que sua empresa pode usar ou uma falha a ser solucionada.

Mas quem é este profissional? Que treinamento deve ter? Que experiência deve possuir?

Aqui ainda não temos formalmente o cargo de Analista de Web Analytics na maioria das empresas. Ele é encontrado mais em empresas voltadas puramente para a web, como no caso dos portais e empresas de e-commerce. Mas para vocês terem uma idéia da demanda por esse profissional, há cerca de 450 posições em aberto para este perfil na Europa.

Outra informação interessante do mercado é quanto um profissional deste tipo ganha no Estados Unidos : o salário pode variar de US$ 70 mil a US$ 140 mil por ano, dependendo da experiência, e ainda existem cargos de gerência e diretoria para web analytics.

Uma empresa que procura um profissional para cuidar da análise de seus números na web deve buscar alguém com as seguintes características : Capacidade de análise, conhecer o negócio da empresa, marketing, e-mail marketing, estatísticas, gerenciamento de projetos, TI, noções de web servers e fácil relacionamento com as pessoas.

Não importa se o serviço que você usa é pago ou gratuito, você como gestor de um site não irá passar do básico se não tiver uma pessoa, uma consultoria ou, no melhor dos mundos, ambos para poder prover informações que servem de base para que tome decisões de negócios, melhore a experiência do usuário e, principalmente, ganhe dinheiro e diferencial perante seus concorrentes.

Como no mercado americano e europeu, a necessidade por este profissional no Brasil deve crescer muito nos próximos anos. É esperar para ver.

Ruy Carneiro foi gerente do IBOPE NetRatings e é especialista em Web Analytics e Web Marketing - Matéria de Webinsider - UOL.