O site Career Journal, ligado ao diário americano The Wall Street Journal, especializado em economia e negócios, publicou um artigo arrasador do consultor Douglas Richardson (da Pensilvânia, Estados Unidos) sobre os erros que se cometem na elaboração de currículos profissionais, com indicações muito úteis para quando você for enviar o seu. Ele analisa centenas deles, todo mês. A seguir, algumas de suas observações:
1- É inocência achar que os currículos serão lidos de cima a baixo. Um número enorme é olhado rapidamente e relegado à pilha "para ler quando assim o tempo permitir".
2- Não deixe para mim a tarefa de sintetizar seu currículo. Não é meu trabalho dar sentido à sua vida.
3- Meu primeiro contato com seu currículo não pode aborrecer-me. Por isso, evite parágrafos longos, obscuros e verborrágicos.
4- Seu texto terá de cativar a atenção do especialista em no máximo quarenta segundos. Tenha objetividade, clareza e síntese.
5- Seus objetivos e aspirações me interessam até ao ponto em que eles correspondam ao que estou procurando.
6- Há duas categorias de currículos: aqueles que testam minha paciência e aqueles que põem à prova minha credulidade.
7- Currículos com muitos recursos gráficos, letras reluzentes e papéis especiais distraem minha atenção do conteúdo e são uma boa desculpa para parar de lê-los e dar umas gargalhadas com meus colegas.
Autor : Douglas Richardson, consultor da Pensilvânia U.S.A.