segunda-feira, 24 de março de 2008

O Primeiro Dia de Trabalho na Nova Empresa

O primeiro dia de trabalho a gente nunca esquece. Você está em um novo ambiente, cercado de pessoas desconhecidas e seus modos, reações, roupas e maneira de falar estão sendo observados. Mesmo que tenha sido convidado a ser integrante da equipe e seja alguém de renome no mercado, inevitavelmente presenciará essa situação.


Para sobreviver a esse dia, vale a pena ter muito bom humor, simpatia e, principalmente, humildade. Para vencer essa "batalha", existem alguns conselhos fáceis para que o novo ambiente de trabalho seja um lugar amigável e que você não acabe sendo mal-visto pelos novos colegas. Elaine Fernandes, consultora da Crossing RH, dá as dicas:

- Ao ingressar em uma empresa, no primeiro dia de trabalho procure ser o mais discreto possível. Jamais comece falando sobre seus problemas pessoais aos colegas. Também evite fazer comentários negativos sobre seu ex-chefe, seus ex-colegas de trabalho, políticas da empresa anterior e, principalmente, revelar informações confidenciais - a melhor atitude nesse momento é apenas observar e aguardar ser perguntado.

- Não tente forçar uma personalidade, atitude ou aparência que não lhe são normais no dia-a-dia, como sorrir em excesso, vestir-se de maneira extravagante, apertar demais as mãos dos novos colegas, tentar ser engraçado, etc.

- Quando começar a realizar suas tarefas, não demonstre ser o melhor no assunto, mesmo que você seja. Aceite com humildade as instruções que lhe forem passadas, mesmo que já domine a função com excelência.

- Se você está mudando apenas de área e não de emprego, não tente mudar radicalmente suas características pessoais ou atitudes profissionais. Isso poderá causar um impacto diferente do desejado e até negativo a você e ou ao seu atual dirigente.

- É fundamental decorar os nomes dos novos colegas, logo nos primeiros dias de trabalho. Caso você esqueça o nome de alguma pessoa com quem tenha de falar, procure se informar com outra pessoa, e não com a própria. Além de criar uma situação constrangedora, você pode sugerir que essa pessoa não lhe pareceu importante.

- Se você estiver substituindo alguém que deixou a empresa ou o cargo, evite ligar para essa pessoa no novo emprego ou onde quer que ela esteja - esclareça suas dúvidas com quem ficou na organização ou com seu superior.

- Sempre peça um feedback sobre seu desempenho. Não se esqueça de revisar os objetivos a serem atingidos (e o quão próximo está deles) para que se certifique de que compreendeu a missão da empresa e que está em plena sintonia com ela.

Autora : Carolina Marcondes