domingo, 3 de fevereiro de 2008

Entrevista de Emprego para Advogados

A busca por um novo emprego ou a intenção de dinamizar sua carreira geram uma passagem obrigatória pela entrevista com recrutadores ou com as próprias empresas.Esse ferramental é usado para os mais variados cargos e níveis.Antes de apresentarmos sugestões para você se preparar para a entrevista, convém explicitar os objetivos da mesma: Confirmar e checar as informações constantes de seu currículo; Conhecer o candidato, seu potencial, sua especialização, realizações e competências; Verificar se ele atende ao perfil que o cargo exige. Medir a capacidade de comunicação, de argumentação, desenvoltura, dentre outras competências comportamentais. Conhecer o projeto de carreira do candidato, seus valores, e sua compatibilização com a cultura organizacional do novo emprego. Esse é o momento que exige certos cuidados e preparo.

A Entrevista

Introdução
É sabido que, no meio jurídico em geral, existe um cuidado especial com a apresentação pessoal. Espera-se de um candidato a um cargo de advogado que ele se apresente convenientemente trajado para a ocasião, além de observar outras regras de comportamento, a seguir lembradas.

Traje
Requer uma atenção especial. O bom senso deve prevalecer sempre. A maneira como a pessoa se veste diz muito sobre ela e sobre o quanto se preocupa com sua imagem e com o ambiente em que irá trabalhar. Daí a preocupação dos selecionadores com a avaliação do traje do candidato. Portanto o candidato deve se apresentar conforme a exigência do meio jurídico, de forma elegante e discreta.

Postura
Atenção à posição de seu corpo durante a entrevista; tenha o cuidado de sentar-se corretamente; mantenha postura formal, sem exageros. Tenha em mãos um currículo semelhante ao enviado e leve cópias de trabalhos publicados ou peças que julgar importantes.

Comunicação
Lembre-se de que há comunicação verbal e não verbal. Ambas dizem muito sobre você. Assim como no ambiente jurídico, também durante a entrevista, você deve falar pausadamente e com boa dicção. Não use gírias. Quando o entrevistador não for advogado, evite utilizar termos jurídicos.

Outras Atitudes Positivas
Veja outras situações comportamentais que, quando agregadas, podem auxiliá-lo na entrevista: Seja sempre pontual. Desligue previamente o celular. Demonstre auto-confiança. Cumprimente o entrevistador com segurança. Fixe o olhar no entrevistador e não mexa em objetos. Evite esquivar-se de responder a certas perguntas. Evite arrumar desculpas para falhas cometidas. Conte com a possibilidade do entrevistador interessar-se por algum aspecto que você considere menos importante: responda com atenção e interesse. Aguarde a oferta de salário para manifestar sua pretensão. Esclareça suas dúvidas ao perceber que a entrevista está se encerrando. Mantenha-se simpático com todos os que mantiver contato. Demonstre interesse pela vaga. Observe que, mesmo você estando preparado, o entrevistador é um profissional experiente e poderá surpreendê-lo com uma pergunta inesperada. Responda naturalmente.

Lembre-se
Uma boa entrevista poderá representar pontos positivos nas suas chances de conquistar uma nova posição profissional.

Fonte : Visite o site www.carreirajuridica.com.br