segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Retenção de Talentos na Empresa

Por Roger E. Hermann

Toda vez que você perde um funcionário de valor, sua empresa perde em resultado. Por isso, é importante estabilizar sua força de trabalho para que sua empresa gere mais lucro.
Recursos humanos? Lucros? Sim, existe uma relação entre eles! Substituir um funcionário pode ser bastante caro. Em primeiro lugar, você talvez tenha de pagar horas extras ou contratar temporários para preencher a lacuna formada. A produção encarece - se é que você ainda consegue produzir o que era esperado. Perder prazos pode custar muito… às vezes, pode até mesmo lhe custar um cliente.

Recrutar, selecionar e contratar um novo funcionário faz você perder tempo e dinheiro (e como essas duas coisas fazem falta!). Depois, quando você finalmente encontra alguém que acha que vai dar certo, ainda tem de investir um bocado em treinamento e team building até que o novo funcionário atinja os níveis esperados de produtividade. Enquanto isso, a vida - e a concorrência - continuam. Infelizmente não existe um botão de "pausa" que possamos pressionar até que as coisas entrem nos eixos novamente.

Os Benefícios da Estabilidade
Quando você tem uma força de trabalho estável, você também possui uma boa moral interna. As pessoas se conhecem, relacionam-se e trabalham bem juntas. Esse tipo de relacionamento mostra todo o seu poder em situações críticas, como grandes pedidos "para ontem" e problemas na linha de produção, por exemplo. É mais provável que as pessoas se mobilizem para trabalhar intensamente e ajudar uns aos outros quando se conhecem e acreditam no apoio mútuo.

Dedique-se a Seu Pessoal
Quando alguém trabalha para você, é como fazer parte de uma família. Mostre que você se preocupa com todos. Reconheça suas necessidades tão bem quanto as suas próprias. Encontre um equilíbrio entre o que as pessoas querem em suas vidas e o que você precisa para conduzir a sua empresa.

Faça o Treinamento Valer
As pesquisas mostram que as pessoas querem aprender e crescer. Considere a oferta de treinamento técnico e pessoal aos seus funcionários. É um importante benefício nas boas empresas - e também uma excelente forma de manter os funcionários ligados à organização.

Esteja Presente
O nível de retenção de funcionários é mais alto em empresas onde o líder é altamente visível aos seus subordinados. Obviamente, há todo o trabalho para fazer, negociações com fornecedores e clientes para zelar, mas seu ativo mais importante é a sua equipe. Cuide bem de sua equipe !

Fonte : Roger E. Hermann é CEO do The Herman Group.