terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Profissão : Engenheiro Ambiental

Engenheiros ambientais são profissionais responsáveis por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem. Adotam procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis em escala local, regional ou global. Participam de estudos que visam a fazer o levantamento das características do meio ambiente para analisar suas reações às possíveis mudanças. Preparam relatórios sobre os impactos de certas atividades sobre o meio e ainda propõem, implementam e acompanham medidas ou ações de preservação do meio ambiente nas áreas urbana e rural. Por meio de projetos que aliam desenvolvimento econômico e preservação da natureza, os engenheiros ambientais promovem a chamada sustentabilidade, ou seja, a manutenção dos recursos naturais, mas que permite o crescimento da economia.


Para exercer a profissão de engenheiro ambiental é necessário o diploma de graduação do curso de engenharia ambiental. O total domínio do inglês e de computação são exigências muito comuns. Além da formação técnica de qualidade, as empresas cada vez mais demandam conhecimentos na área gerencial e valorizam conhecimentos gerais, flexibilidade, capacidade de trabalho em equipe e facilidade de relacionamento. Engenheiros devem estar sempre bem informados sobre novas tecnologias, que avançam muito rapidamente, através de constante leitura de revistas e livros especializados.

Mercado de trabalho : As perspectivas de trabalho para os engenheiros ambientais são bastante promissoras. Nos próximos cinco anos deverão formar-se centenas de especialistas na área e a expectativa é de que esses profissionais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado. A crescente conscientização da população em relação à necessidade de preservação do meio ambiente e a demanda internacional para que empresas se enquadrem às normas internacionais de qualidade (certificados ISO 9000 e ISO 14000) abrirão muitas oportunidades para a categoria. Hoje, já há grandes fundos de investimento que só aplicam seus recursos em empresas que cumpram essas normas e se preocupem com a preservação ambiental. Algumas grandes indústrias do setor privado mantêm contatos com as escolas que oferecem o curso, visando a aproveitar os estudantes logo que se formarem e oferecendo vagas para estágio. O setor público também deverá oferecer cada vez mais vagas nas secretarias de meio ambiente e órgãos ligados à terra e ao planejamento urbano nos níveis federal, estadual e municipal.