quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Oficializaram o "Quem Indica"...

Empresas criam programas para premiar funcionários que sugerem contratações. No mercado de trabalho brasileiro, que tem carência de mão-de-obra especializada em determinadas áreas, sai ganhando quem conhece alguém qualificado para indicar à empresa em que trabalha. Várias delas estão com programas de premiação para funcionários que repassam bons currículos e colaboram para as contratações. Indicações certeiras valem viagens, jantares e, até, bônus nos salários de quem já está empregado.


No programa Indicação Premiada, da IBM, por exemplo, se o funcionário indica uma pessoa que, depois, é contratada, recebe mil reais. Só não recebem bônus os gerentes das áreas que administram as vagas e o departamento de Recursos Humanos, explica a gerente Luciana Farisco, responsável pelas contratações : — Entre as vagas que anunciamos para os funcionários, há algumas bem difíceis de preencher. Foi a solução que encontramos para casos como o de especialistas em sistemas SAP. A demanda por esses profissionais é muito grande.

Foi dessa forma que o consultor Carlos Eduardo Coutinho, que trabalha no setor de Business Inteligence da empresa, ganhou R$3 mil adicionais : — Indiquei um conhecido, mas ele acabara de ser contratado por outra empresa e não poderia sair de lá. No entanto, esse amigo me repassou os dados do João Paulo Ribeiro, que foi contratado pela IBM. Passado algum tempo, meu primeiro contato acabou vindo para a empresa. E ainda indiquei mais uma pessoa, que também foi contratada.

A rede de contatos de Diana Cavallari, coordenadora de Parcerias Internacionais da Webb, consultoria de e-business e logística, também lhe rendeu dois prêmios, um jantar e uma viagem. Ela, que sempre consulta as vagas abertas pela empresa, disparou e-mails para colegas de faculdade quando soube que a empresa procurava um profissional para o setor de compras.

Como acabaram de ver, Novos Planos com o Programa de Indicações, tem certeza absoluta que este é o caminho mais curto para se obter uma nova colocação no mercado de trabalho do século XXI...