quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Fofoca no Ambiente de Trabalho

É difícil encontrar um ambiente de trabalho sem nenhuma fofoca, mas ela atrapalha – e muito – a produtividade. Por isso, muitas empresas estão adotando medidas para evitar aquele leva e traz de informação. E veja só : pesquisas mostram que quem faz mais fofoca é o funcionário desestimulado.


Uma empresa de Florianópolis tem 600 funcionários e tomou várias providências para evitar conversinhas de corredor. Começou publicando boletins semanais; para que os boatos não se alastrem, também manda mensagens pelo computador – e têm ainda uma outra forma de se comunicar com os funcionários, quando o assunto é urgente. “Outra alternativa que a empresa utiliza é mensagem via celular, para que a informação chegue de forma mais rápida e eficaz aos nossos colaboradores. A notícia chega quentinha de primeira mão no celular, antes que saia no corredor”, diz a psicóloga da empresa, Nayme Corbetta.

Agora , algumas dicas pra quem está cansado desse leva e traz:

- Você já parou para pensar se não está iniciando boatos ou fofocando sobre alguém?

- Cuidado com as piadas e brincadeiras. A revelação do apelido de um colega, por exemplo, pode prejudicar o desempenho dele.

- Evite fazer comentários sobre a vida pessoal de chefes ou colegas
Geralmente, as pessoas têm mais tempo de ouvir informações sobre o outro do que observá-lo; então, a tendência é acreditar no que se ouve. Fique atento e questione: talvez o maior exercício seja resistir à fofoca e não passá-la adiante.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo