sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Dicas Para o Primeiro Emprego

É difícil entrar no mercado de trabalho sem ter experiência. Para quem não conseguiu sequer fazer um estágio, então, mais ainda. Mesmo assim, há formas de driblar essa situação. A persistência é uma delas.


Quem fez estágio já tem meio caminho andado. Vamos mostrar que existem alguns atalhos para quem não fez estágio e também quer participar dessa competição. “Há outras preocupações que ele deve ter, como, por exemplo, um bom currículo elaborado, uma boa rede de relacionamentos, uma boa apresentação social”, diz Magali Silvestre, especialista em estágio e carreira.

Se você acabou de se formar seu currículo não vai ser vasto, mas deve ser honesto. E não se esqueça de revisar antes de enviar. “Não colocar nada, absolutamente nada no currículo que não seja algo que ele tenha feito mesmo. Cursos de complementação aliados à formação inicial também são muito importantes”, alerta Magali.

Pesquisas apontam que mais da metade dos jovens consegue emprego através de contatos.

E vamos às dicas de onde arrumar o inesquecível primeiro emprego, que também valem para quem não fez faculdade, e sim um curso profissionalizante :
- Olhe nos classificados do jornal e em sites na internet;
- Procure empresas de recursos humanos;
- Quadros de empregos nas faculdades e amigos que já trabalham são boas fontes também.

Se você não melhorar o seu currículo enquanto estudava, comece já. Faça uma especialização, estude uma segunda língua, cuide dos conhecimentos de informática. E lembre-se de que todo mundo já passou pela dificuldade do primeiro emprego. O que você não pode é desanimar.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo