quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Conheça Técnicas de Entrevistas de Seleção

Por Washington Sorio

Poucas pessoas conseguem um emprego sem realizar pelo menos uma entrevista de seleção ou, na maioria das vezes, uma série delas. De todos os instrumentos utilizados, a entrevista de seleção é considerada o mais importante, e a melhor pessoa que você entrevista não é necessariamente a melhor para o emprego.

É importante conhecer os tipos de entrevistas de seleção : estruturada e não-estruturada.

A entrevista estruturada é exatamente um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada. É cuidadosamente planejada para extrair o máximo de informações do candidato, com um mínimo de perguntas do entrevistador. Em geral, a estrutura segue a ordem:
» Cumprimento/bate-papo.
» Introdução.
» Experiência de trabalho.
» Formação escolar.
» Atividades e interesses.
» Descrição de pontos fortes e fracos.
» Descrição do cargo, perguntas do candidato.
» Encerramento.

O entrevistador, ao conduzir a entrevista estruturada, fará o seguinte:
» Perguntas gerais, concentrando-se no passado.
» Encorajará o candidato a falar 70% ou 80% do tempo.
» Dará poucas informações sobre o cargo, até certificar-se das qualificações do candidato.
» Manterá contato visual.
» Ficará à vontade com silêncios e esperará o candidato falar.
» Não fará perguntas pessoais ou comprometedoras.

A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida. É informal e dá maior abertura ao candidato. O entrevistador fará um esboço dos tópicos que serão abordados, demonstrará interesse e empatia pelo candidato e iniciará a entrevista com perguntas gerais, não comprometedoras, tais como: “Conte-me sobre seu último trabalho”. O entrevistador continuará sondando com perguntas do tipo: “Como as mudanças gerenciais afetaram o seu departamento?” Finalmente, fará perguntas mais específicas para obter informações definidas: “Quer dizer que você e o seu novo chefe tinham estilos muito diferentes e decidiram que uma mudança seria melhor?”

As organizações precisam de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças, a facilidade no trato interpessoal e o sentido de urgência que o mundo atual nos impõe.

Washington Sorio é graduado em Administração, com MBA em Gestão de RH. Possui larga experiência em posições especialistas e generalistas de RH.