terça-feira, 27 de novembro de 2007

Profissão : Economista

Economistas são profissionais que tem como objetivo estudar e pesquisar as formas de distribuição eficiente dos recursos de uma sociedade - terra, trabalho, matéria-prima - e de produção de bens e serviços. Além de levantamentos e análises de dados para acompanhar os acontecimentos do país e do mundo, fazem previsões baseadas em modelos estatísticos das conseqüências econômicas de mudanças de política, população, clima. Muitas vezes especializam-se em determinada área da economia, como trabalho, política monetária, história econômica ou ciclos econômicos. Nas diversas áreas, lidam com uma infinidade de informações associadas à atividade econômica: inflação, taxas de juros, produção de bens, consumo, nível de emprego, taxa de câmbio.


Para exercer a profissão de economista é necessário curso superior de economia ou ciências econômicas, com duração de quatro anos. O estágio não é obrigatório, mas é altamente recomendável por ser uma forma do novo profissional ter contato com o mercado de trabalho, além de enriquecer o currículo. Conhecimento de inglês e computação são fundamentais. Mestrado, doutorado e outros cursos de especialização proporcionam ao profissional melhores oportunidades na área.

O mercado de trabalho para os economistas é muito competitivo para o setor público e privado. O economista, que pesquisa a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços, torna-se mais importante quando a economia do país está em expansão e as possibilidades de produção e investimentos se ampliam. O mercado financeiro, que se expandiu muito na época da inflação alta, vem enxugando seus quadros significativamente. O setor bancário passa por uma reformulação, com fusões e vendas de instituições para bancos estrangeiros. Para os jovens bem qualificados, há oportunidades em alguns setores que estão crescendo: empresas de seguros e previdência privada, setor de transportes, de energia e de telecomunicações.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br