sábado, 3 de novembro de 2007

Mercado de Trabalho em Portugal

- Há 130 mil novos trabalhadores com emprego precário em Portugal. Oito em cada dez estão no Norte do País. A região Norte tem 111 mil novos trabalhadores sem vínculo definitivo. Há muitos contratados a prazo que agora podem manter-se até aos seis anos e há ainda muitos trabalhadores em regime de recibos verdes. No Porto a maior precariedade encontra-se na construção civil e também nos serviços de hotelaria, telecomunicações e comércio.

- Os salários em Lisboa são mais elevados do que no Norte do País.
Em média, quem trabalha em Lisboa leva para casa mais 290 euros todos os meses, do que as pessoas que trabalham no Norte de Portugal.
As contas foram feitas pelo Jornal de Notícias e mostram que, em comparação com o que se passava há um ano, os aumentos também foram mais substanciais em Lisboa do que no Norte.
Os lisboetas foram aumentados 63 euros, o maior valor em todas as regiões do País. A verba representa seis vezes mais do que os aumentos dos nortenhos.
Uma das explicações para estas disparidades prende-se com o facto de na capital do País concentrar-se grande parte dos empregos mais qualificados, quer nas empresas privadas quer no Estado.

- Quase cinco mil empregos estão à disposição no Edifício da Alfândega do Porto. É mais uma edição da Feira do Emprego e Formação Profissional. No mesmo local, empregadores e quem procura trabalho podem entrar em contacto de forma directa.

Fonte : Televisão Independente de Portugal.