quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Profissão : Designer Gráfico

Designers gráficos, também chamados programadores visuais ou comunicadores visuais, interpretam graficamente uma idéia ou um conjunto de informações. Podem atuar em diferentes ramos - editoras, agências de publicidade, firmas de design, televisão e cinema - criando capas de livros, projetos de jornais, revistas e similares, peças promocionais de produtos e serviços, símbolos e marcas, aberturas para programas e filmes, homepages na Internet.


O certificado de um curso universitário não é exigência legal, porém a maioria das empresas exigem o diploma, que é de grande importância para disputar uma vaga em uma agência de design ou conseguir uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento. Os cursos que formam designers gráficos são o de Desenho Industrial ou de Comunicação Visual. Nem sempre o estágio é exigido, mas é muito recomendável, pois esta é uma profissão em que a prática é essencial. De qualquer forma, hoje é preciso que o profissional do setor tenha completado pelo menos o ensino médio, tenha domínio em computação gráfica para desenho e edição de imagem, esteja familiarizado com fotografia, desenho, pintura, colagem e tenha um bom nível cultural.

Mercado de trabalho : Nos últimos anos, houve um grande crescimento na procura pelos serviços do designer, quase todos eles estão no setor privado. Houve um aumento maior ainda no número de cursos universitários para o exercício da profissão, formando anualmente muitos profissionais novos. No momento, o mercado é muito concorrido, com ampla oferta de serviços de diversas qualidades. Um dos fatores é uma compreensão melhor do trabalho do designer - até recentemente confundido com o do publicitário. O outro é a maior percepção da importância do design para movimentar vendas, criar impacto favorável em usuários de serviços, tornar uma empresa conhecida, num mundo em que a imagem é cada vez mais, um instrumento de comunicação. Há muito espaço para profissionais criativos, bem-formados, com disposição para se dedicar muito e desejo de crescer na profissão.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br