quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Profissão : Engenheiro Mecânico

Engenheiro mecânico ou engenheiro mecanicista é o profissional responsável pelo projeto, execução, manutenção e também por colocar em funcionamento qualquer tipo de equipamento que produz, transmite ou utiliza energia, como motores e máquinas em geral. Cuida sempre da segurança, qualidade e eficiência operacional e financeira, além da certificação e documentação técnica dos sistemas mecânicos. Para tal, efetuam cálculos, elaboram modelos matemáticos, simulações e testes, para que tudo saia perfeito e pronto para o uso do consumidor. A engenharia mecânica é relacionada à engenharia de materiais, térmica e industrial, pois durante a concepção de qualquer produto, o engenheiro precisa definir qual o material será utilizado com as propriedades mais adequadas e menor custo para aquela aplicação de um sistema, atuações em que as diversas engenharias se integram.


Para atuar como engenheiro mecânico, é necessário que o estudante preste vestibular selecionando a opção Engenharia Mecânica (Bacharelado), que tem duração média de cinco anos e desenvolve no aluno as principais competências relacionadas às áreas de matemática, estatística, ciências e projetos mecânicos, além de disciplinas específicas como Processos de Fabricação, Fluidos e Controle e Automação. Também, é importante ter domínio do inglês e computação, presentes na rotina diária do engenheiro mecânico, e estar informado sobre as novas tecnologias e processos industriais, em cursos extracurriculares e palestras sobre o assunto.

Uma área do mercado de trabalho que está bastante em alta para o engenheiro mecânico é aquela onde ele desenvolve projetos para fontes renováveis de energia. Com a constante preocupação ambiental, a área que atua na concepção de novas formas de conversão de energia, planejamento e gestão de sistemas energéticos que não agridam a natureza torna-se um importante pólo de contratação destes profissionais.Outro setor importante que tem destaque no mercado de trabalho é o das montadoras de automóveis. A chegada destas empresas favoreceu a abertura de pequenas indústrias e fornecedoras de autopeças, abrindo mercado para a contratação de engenheiros mecânicos para prestar serviços de mão-de-obra terceirizada a essas empresas.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br