sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Motivação no Trabalho

Por João Carlos


Motivação, como diz o professor Marins, é um elenco de motivos para uma ação. Encaro a motivação como uma consequência e persistência de esforços para uma pessoa ou um grupo alcançarem determinados objetivos.

Neste caso, o foco é a motivação no trabalho, ou seja, a sinergia que leva os colaboradores a atingirem resultados desejados, mas para que isso aconteça, é necessário que os gestores agreguem todo seu perfil de liderança para estimularem essa motivação :

- Administre o aspecto individual, entenda as necessidades de cada um.

- Confie na equipe, defina objetivos e forneça feed-back, ficarão mais motivados.

- Todos devem sentir o grau de importância do trabalho que estão executando.

- Estimule a participação no processo de tomada de decisões.

- Sempre avalie e recompense a equipe pelo desempenho.

- Vincule as recompensas na mesma razão das responsabilidades requeridas e ao valor agregado dos resultados alcançados.

João Carlos é economista e administrador de empresas com especialização em finanças pela Universidade de Boston, Mass U.S.A.