quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Profissão : Biomédico

Os biomédicos são profissionais que se dedicam à pesquisa biológica aplicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, conduzindo experiências acerca dos efeitos de medicamentos, hormônios, soros e outras substâncias em órgãos, tecidos e funções vitais do organismo humano. Suas invenções e descobertas aliam o rigor científico da pesquisa pura com as exigências práticas do tratamento médico de pacientes vítimas das mais diversas patologias. Esse profissional deve ter consciência no auxilio de diagnóstico com o objetivo da saúde do paciente.


Esses profissionais devem ser diplomados em curso superior de ciências biomédicas ou de ciências biológicas - modalidade médica. A ascensão na carreira exige atualização permanente, sobretudo através da leitura de revistas especializadas e da participação em congressos e seminários. O conhecimento da língua inglesa é fundamental, permitindo ao profissional a leitura de artigos especializados e a operação de equipamentos de pesquisa e diagnóstico. Para seguir a carreira acadêmica ou atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos dos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais, é necessária a pós-graduação em cursos de mestrado e doutorado.

O mercado de trabalho na área de biomedicina é amplo e muito promissor. A maioria dos recém-formados inicia a carreira no setor privado trabalhando em laboratórios particulares de análises clínicas - setor que tradicionalmente emprega muitos biomédicos. Mas os profissionais brasileiros estão entre os melhores do mundo, liderando importantes pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Há perspectivas de que até o final da década, com a conclusão desse projeto, o setor de biotecnologia, sobretudo nas áreas de vacinas e novos medicamentos, passe a contratar de maneira agressiva.

Fonte : visite o site www.brasilprofissoes.com.br