terça-feira, 28 de agosto de 2007

O que é Marketing Pessoal ?

Por Tom Coelho

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando este conceito para o Marketing Pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.

O Marketing Pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.

Primeiro Passo : a Embalagem

A embalagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Para tanto, você deverá contemplar os seguintes aspectos : Aparência, trajes, acessórios, etiqueta, postura, vocabulário e saúde.


Segundo Passo : o Conteúdo

Trabalhar o conteúdo significa cuidar dos seguintes pontos : Formação, currículo, atitude, autenticidade e transparência, resiliência, ética e positividade.

Terceiro Passo : a Visibilidade

Não adianta fazer a melhor coisa do mundo se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa ser visto:
Cartão de visita, website, e-mail, eventos e publicação de artigos.

Quarto Passo : a Ênfase

Uma marca, para ser lembrada, precisa ser repetida. Por isso, você deve reunir um nome curto, associado a uma logomarca e facilitar sua percepção para as pessoas.

Quinto Passo : a Divulgação

Neste momento, a publicação de artigos e participação em eventos, conforme relatados no estágio da visibilidade, são instrumentos certeiros. Por fim, coloque a palavra networking em seu vocabulário e em sua agenda.

Sexto Passo : a Diferenciação

A única diferenciação sustentável ao longo do tempo é aquela baseada em pessoas. No brilho do olhar, na maciez da voz e no calor do toque, aspectos que máquina ou virtualidade alguma será capaz de reproduzir ou substituir.
Tom Coelho é consultor e palestrante em desenvolvimento humano.