terça-feira, 28 de agosto de 2007

Profissão : Jornalista

Jornalismo é uma das carreiras mais concorridas do vestibular, com 72,4 candidatos por vaga na prova da Fuvest. Marcada pelo idealismo e pela paixão, a profissão fica a cada dia mais objetiva, devido à falta de tempo para produção de matérias e de espaço para publicar a avalanche de informações recebidas diariamente pelos veículos.

Isso não tira o glamour da profissão do jornalista, que tem como principal função informar a sociedade sobre o que acontece no mundo, por meio de jornais, revistas, TV, rádio e Internet.

A mídia digital é a principal responsável pela dependência das novas tecnologias que o jornalismo vive atualmente.

O jornalista precisa ser curioso e persistente, ter bons conhecimentos de história, geografia, sociologia, antropologia e psicologia. Para o profissional bem preparado sempre há emprego.

As principais funções são investigar, colher informações, fazer reportagens, redigir matérias, editar artigos e escrever textos opinativos. O profissional pode coordenar serviços de comunicação de empresas e do governo, além de prestar assessoria a políticos e a artistas. Ele precisa ter muito bom senso e discernimento para distinguir o que é notícia relevante para o seu público daquela que tem menos importância, ou daquela que não é interessante.

O mercado de trabalho nas grandes cidades está muito concorrido, porém há um novo mercado, aquecidíssimo, onde o jornalista encontra boas ofertas: a Internet.

O curso tem duração de 4 anos e forma profissionais generalistas. A especialização vem com o exercício da profissão ou com cursos de pós-graduação e complementares. Entre as disciplinas do currículo estão: antropologia, psicologia, sociologia, português, comunicação comparada, economia, ciências políticas, ética, comunicação de massa, fotografia, radialismo e telejornalismo.