sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Profissão : Arquiteto

Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.


Para exercer a função de arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Estar atualizado e de olho nas tendências artísticas ajuda na coerência dos trabalhos. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, gosto de trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.

Para exercer a profissão de arquiteto deve-se prestar vestibular para graduação em um curso regular de arquitetura e urbanismo, com duração de 5 anos. No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Mercado de trabalho : O arquiteto e urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar, portanto, pode-se concluir que o arquiteto e urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais. Atualmente, a área de decoração oferece boas oportunidades.